Localização – A cidade de Boquira está situada na Chapada Diamantina Meridional – Bahia – a 660 km de Salvador. Região de solo rico em minério e para a lavoura, mas castigada pelas inclemências do tempo e pela má distribuição da renda.

 Fundação: 2 de fevereiro de 1972

Missão inicial: visita às famílias, catequese de crianças, jovens e adultos, preparação de noivos para o casamento e de pais e padrinhos para o Batismo, preparação para a primeira Eucaristia e crisma de crianças, jovens e adultos. Preparação da liturgia, ensaio de cantos. Organização de clubes de mães com orientação de higiene, educação para o lar, artesanato e outros.

       Após um período de permanência das Irmãs nesta cidade, percebem-se os problemas que mais afligem a comunidade: menores carentes pedindo esmola e catando comida no lixo; a desagregação familiar, mães solteiras e a crescente marginalidade, agravada nos intensos períodos de seca frequentes na região.

       Diante dessa situação, Irmã Elizabeth Almeida teve a iniciativa de reunir os adolescentes ensinar artesanato, mesmo sem ter recursos. Ela sentia o forte apelo de Deus a fazer alguma coisa para tirá-los da marginalidade. Com muita oração e pedindo ajuda à comunidade, conseguiu um local para reuni-los, materiais e alimentos para melhor atendê-los.

       No dia 26 de agosto de 1978, foi criada oficialmente a primeira turma da Associação Fraterna São José. Desde aquela data até hoje, a unidade funciona com 120 crianças e adolescentes, oferecendo estudo, amor, dedicação com refeições diárias e lanches assim como acompanhamento a seus familiares.

       Com toda dedicação e presença das Irmãs que vão se revezando de tempos em tempos, a missão continua sob a proteção de São José a quem Irmã Elizabeth sempre invocava. Vale registrar que, durante muitos anos, a Paróquia de Boquira não dispunha de um pároco residente e as Irmãs assumiam toda orientação religiosa. O pároco vinha, apenas, no final de semana para celebrar a Eucaristia e administrar os outros sacramentos. Assim, desenvolvemos nossa atividade pastoral na sede da paróquia e nas comunidades rurais com celebrações, reflexões, círculos bíblicos, catequese para crianças, jovens, adolescentes e adultos. Ajudamos na orientação religiosa dos jovens da escola Família Agrícola juntamente com os monitores. Por sete anos, as Missionárias assumiram a paróquia até na administração dos sacramentos do Batismo e Matrimônio pela carência de ministro ordenado. Hoje temos um pároco residente e atuante. Continuamos com a Associação Fraterna São José e ajudamos na formação de líderes das comunidades, de catequistas; acompanhamos as pastorais e as comunidades urbanas e rurais, atendendo a um  total de 54 comunidades, sempre em comunhão com o pároco.

error

Siga-nos e compartilhe!

YouTube
Instagram