MISSIONÁRIOS EUCARÍSTICOS LEIGOS – MEL 

O movimento dos (as) Missionários (as) Eucarísticos (as)  leigos (as) é formado por leigos e leigas que se dispõem em contribuir na missão da Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada. O Início desse movimento se deu no ano de 1984, por parte de um grupo de leigos, colaboradores na missão das irmãs em Bogotá, Colômbia, que pediu ao Governo Geral a formação de uns estatutos em dependência da Congregação. O Capítulo Geral de 1988 vê nessa iniciativa a presença do Espírito Santo e anima a continuar fazendo essa experiência e expressa o desejo de que nosso Carisma se estenda e seja vivido por leigos e leigas dispostos a doar a sua vida na construção do Reino.

Os (as) Missionários(as) Eucarísticos(as) Leigos(as) participam da riqueza espiritual das MISSAMI, tendo como ponto de referência Maria Emília Riquelme, sua pessoa e seu estilo de vida como seguidora de Jesus, dentro da Igreja. O projeto de vida com o qual os (as) Missionários(as) Eucarísticos(as) Leigos(as) se comprometem, oferece elementos que determinam o perfil espiritual do Movimento. Seus Pilares fundamentais são: Igreja, Eucaristia, Missão, Maria e formação.

No  Brasil  o MEL teve início com um grupo na comunidade de São Cristóvão, na cidade de Brumado, orientado por Ir. Vânia. Mas não demorou muito como grupo MEL devido a falta de clareza do objetivo do grupo e do carisma que o alimenta.

Uma outra iniciativa foi em  2003, com um encontro para partilhar o nosso carisma com os leigos que já trabalham conosco nos colégios e paróquias. O MEL passou a ter maior visibilidade a partir de 2004, quando  a equipe missionária da congregação sentiu a necessidade de criar uma equipe missionária com leigos e religiosas consagradas para ampliar a ação missionária nas semanas missionárias do mês de outubro, bem como nas missões da semana santa.

 Com um grupo de 6 pessoas essa equipe passou a  fazer algumas reuniões para criar um projeto missionário que norteou as atividades missionárias da congregação entre os anos de 2004 a 2006. Com este grupo começou a formar o MEL, que foi crescendo em número de  participantes. Em 2004 aconteceu o primeiro encontro oficialmente chamado de Encontro com o grupo MEL, em Alagoinhas no decorrer de 2 dias. Daí em diante foi acontecendo um Encontrão anual com a participação de leigos das 10 casas do Brasil com o objetivo de criar e firmar o grupo mel em cada comunidade que desenvolvemos nossa missão. E hoje todas as casas,  já têm os pequenos grupos, como sementes, espalhando nosso carisma na igreja e alimentando o amor a Jesus e a Maria.

Compartilhando o CARISMA colocamos a missão no contexto de COMUNHÃO que define a essência mesma da Igreja. Uma dinâmica de COMUNHÃO que deve alcançar a todos os que participam da missão. O CARISMA que compartilhamos para o serviço da MISSÃO é dom do Espírito Santo. O Espírito é o autêntico protagonista da missão na Igreja ( EM 75, RM 21). Missão e Carisma se iluminam mutuamente e nos apontam o horizonte da “missão compartilhada”, da “Família Evangélica”, da Família MISSAMI.

error

Siga-nos e compartilhe!

YouTube
Instagram